-
1968
A indiferença
Nesta época, considerava-se que as pessoas com deficiência mental não tinham lugar numa peregrinação, porque não eram capazes de viver este momento e a sua presença poderia prejudicar os outros peregrinos. Em resposta ao apelo dos pais de Thaddée e Loïc, os inspiradores de Fé e Luz, duas crianças com deficiência mental, Jean Vanier e Maria-Hélène Mathieu organizaram com eles uma peregrinação a Lourdes. Foram três anos de preparação que provocaram fortes reações, quer de entusiasmo, quer de reserva.
-
1971
O início
Na Páscoa deste ano, 12 mil peregrinos de 15 países, incluindo 4 mil pessoas com deficiência mental, acompanhados pelos seus pais e amigos, especialmente jovens, uniram-se em Lourdes. Transformados por esta experiência, querem continuar a aventura! Jean Vanier sugere: “Continuem a reunir-se em pequenas comunidades e o Espírito Santo vos inspirará.” Assim nasceu Fé e Luz, numa segunda feira de Páscoa em Lourdes.
-
1975
A vocação de Fé e Luz
O Papa Paulo VI acolheu Fé e Luz na Basílica de São Pedro. “Tu és amado por Deus tal como és...”, “Vós tendes um lugar especial na Igreja.” Fé e Luz recebeu do Santo Padre a confirmação da sua vocação.
-
1978
Fé e Luz em Portugal
Neste ano, a semente de Fé e Luz é lançada em Portugal, começando na Comunidade da Sra. da Conceição (Porto) e em Lisboa, difundindo-se, a partir daí, para outras novas comunidades que foram aparecendo!
-
1981
Lourdes, novamente!
Vindas de 23 países, as Comunidades Fé e Luz voltam a Lourdes para agradecer a Jesus e a Sua Mãe, que os ajudou a descobrir a beleza escondida no irmão com deficiência. É ele que pode quebrar todas as barreiras da indiferença, do medo e do egoísmo.
-
1991
“Pai, une-nos”
Na Páscoa, 13 mil peregrinos reuniram-se novamente em Lourdes, vindos de 60 países. Fé e Luz tornou-se um movimento ecuménico na procura da unidade através do mais pequeno, do mais fraco: “Pai une-nos”.
-
2001
“Vinde beber à fonte”
Em Abril, mais de 16 mil pessoas de 73 países, de 5 continentes diferentes, reuniram-se em Lourdes para celebrar a Páscoa: “Vinde beber à fonte”. Lourdes 2001 foi um grande passo de alegria e união, mostrando que a felicidade depende, primeiramente, do amor. As comunidades que não puderam viajar até Lourdes organizaram, em todos os cantos do Mundo, pequenas peregrinações, em união com toda a família Fé e Luz.
-
2011
Mensageiros da Alegria
Comemoração dos 40 anos de Fé e Luz. “Mensageiros da Alegria” foi o tema de muitas peregrinações em todo o Mundo. Cada província convidou outra província para participar na peregrinação, resultando numa bela mistura de povos, línguas, denominações cristãs, unidos pelo amor de Fé e Luz. A Província Luzitana organizou em Fátima, em abril de 2012, a sua Peregrinação.
-
2021
"Um tesouro a partilhar"
2021 foi o ano do grande jubileu do Fé e Luz em todo o mundo sobre o tema “Um tesouro a partilhar”. Ao longo de 50 anos, acumulamos tantos tesouros que devemos partilhá-los. Devemos dar a conhecer o segredo da nossa alegria, a fonte da qual extraímos a nossa energia. Para isso, vamos chamar, chamar, e chamar novamente. Há tantas famílias que ainda estão isoladas. Juntar-se a uma comunidade Fé e Luz é tão bom, vidas são transformadas! E depois deste jubileu, continuaremos, incansavelmente.
Os Fundadores de Fé e Luz
FÉ E LUZ EM BANDA DESENHADA
Lê a "Pequena história de Fé e Luz" em banda desenhada!
Escrita por Anne Chabert d'Hières e ilustrada por Sylvie Montmoulineix. |
FÉ E LUZ PORTUGAL
PROVÍNICIA LUZITANA |
FÉ E LUZ INTERNACIONAL
|